Novo Normal: a anormalidade… - Plataforma Media

Novo Normal: a anormalidade…

Pedem que nos habituemos a um “novo normal”. Na minha cabeça, novo e normal nunca casaram. O que é novo – bom ou mau – dificilmente é normal. Se calhar era melhor pedirem que nos habituássemos a viver na anormalidade. Melhor e mais real.

Vem isto a propósito de algumas ideias contidas no anuário da The Economist, que olha para o mundo em 2021. E assume ser difícil prever o imprevisível.

Imprevisível por causa da Pandemia, da Crise Económica e da complicada geopolítica, que nos últimos tempos tem sido ditada pela turbulência da relação entre os Estados Unidos e a China. São tudo fatores de grande incerteza.        

A capa é uma “Slot Machine”. O mundo está em jogo.

O próximo será o ano em que se inicia a distribuição da vacina, mas não será o ano em que ela se torna universal, em que ela chega a todos. Um ano não dá para isso…

As alianças tenderão a reforçar-se com a mudança presidencial nos Estados Unidos. Pode estar de regresso o multilateralismo

Haverá os negacionistas e os que a querem muito, mas ainda continuam à espera da vacina.

Isso terá implicações económicas difíceis de medir, mas não devem divergir muito das previsões económicas para o crescimento mundial em 2021.São negativas.

Como negativa é – não necessariamente apenas para a economia – a manutenção da tensão entre os Estados Unidos e a China. Países que parecem empenhados em fazer um novo “Tratado de Tordesilhas”, disputando o mundo.

As alianças tenderão a reforçar-se com a mudança presidencial nos Estados Unidos. Pode estar de regresso o multilateralismo…também não conseguimos prever as consequências disso nas atuais circunstâncias.

O ano de 2020, pelo menos em Portugal, serviu para nos livrarmos de algumas “ditaduras”. A “ditadura” do défice, das agências de rating, do poder do mercado… E essas são oportunidades de progresso. São oportunidades para passar a discutir o essencial. E o essencial é a vida das pessoas.

*Diretor do Plataforma

Este artigo está disponível em: English

Related posts
BrasilCultura

Instalação no Museu da Imigração reflete sobre efeitos da pandemia

ChinaSociedade

Estudo em Wuhan indica que assintomáticos podem não contagiar

MundoSociedade

Alemanha, Rússia, EUA... Segunda vaga da covid-19 alastra pelo Mundo

MundoPolítica

Líderes do G20 prometem acesso às vacinas da covid-19 para ricos e pobres

Assine nossa Newsletter