Papa Francisco pede aos jovens empresários uma nova mentalidade económica - Plataforma Media

Papa Francisco pede aos jovens empresários uma nova mentalidade económica

Numa videoconferência online com jovens empresários e estudantes espalhados pelo mundo, papa Francisco alertou para a urgência em se apostar numa nova mentalidade económica que permita ajudar os mais pobres e preservar o ambiente.

“O futuro é o momento especial em que nos sentimos convocados a reconhecer a urgência e a beleza do desafio que se apresenta”, afirmou.

Segundo o líder religioso, é preciso conciliar este novo modelo económico com a sustentabilidade ambiental e com políticas sociais que permitam eliminar as desigualdades sociais. “Um tempo que nos lembra que não estamos condenados a modelos económicos em que o interesse imediato é o lucro e políticas públicas que ignorem o seu custo humano, social e ambiental”, reiterou.

Num contexto atual de pandemia, o papa Francisco relembrou que depois da crise de Covid-19 passar, não se deve cair nos mesmo erros que, em parte, levaram à crise económica atual. “A gravidade da situação atual, que a pandemia de covid colocou ainda mais em evidência, exige uma responsável tomada de consciência de todos os atores sociais. Depois que a crise de saúde em que nos encontramos passar, a pior reação seria cair ainda mais na febre consumista e em novas formas de autopreservação egoísta”, alertou.

O modelo económico capitalista foi alvo de ataques do papa Francisco em várias ocasiões. Desde que chegou ao Vaticano, há sete anos atrás, o papa tem tentado combater as desigualdades sociais e a despreocupação do ambiente, consequências do presente modelo económico.

“É tempo, queridos jovens (…), de se arriscar a fomentar e estimular modelos de desenvolvimento, progresso e sustentabilidade onde as pessoas, mas sobretudo os excluídos – nos quais incluo a irmã Terra – deixem de ser, no melhor dos casos, uma presença meramente nominal, técnica ou funcional, para se transformarem em protagonistas”, declarou o pontífice.

O papa Francisco explica que se exige “uma conversão das prioridades e do lugar de outros (os desfavorecidos) na política e na ordem social”, de forma a abrir um novo capítulo na história.

Intitulada “Economia de Francisco”, esta videoconferência internacional de três dias foi acompanhada por cerca de 2 mil jovens empresários e estudantes de 40 países que desejam mudar os modelos económicos atuais e promover um futuro mais justo.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPolítica

Papa Francisco telefona a Biden para lhe dar "parabéns e bênção"

ChinaMundo

China anuncia renovação de acordo com o Vaticano por dois anos

MundoPolítica

Papa apoia uniões civis entre pessoas do mesmo sexo

Uncategorized

Papa remove bispo polaco acusado de encobrir abusos

Assine nossa Newsletter