G20: Xi Jinping propõe sistema de código QR global para retoma de viagens internacionais - Plataforma Media

G20: Xi Jinping propõe sistema de código QR global para retoma de viagens internacionais

O presidente chinês, Xi Jinping, propôs este sábado na conferência virtual do G20 um sistema global de código QR que permita o movimento entre fronteiras de pessoas durante a pandemia de Covid-19.

Os códigos QR são códigos de barras bidimensionais com informações que podem ser digitalizadas e lidas por smartphones. A China tem utilizado este sistema para monitorizar e controlar a evolução da pandemia no território.

O país asiático controlou amplamente o novo coronavírus no território e neste momento tem poucas restrições a viagens domésticas. A reabertura interna foi apoiada no sistema de códigos QR para comprovar o estado de saúde e os registos de viagem, obrigatórios desde fevereiro. Um código QR verde significa que o portador está saudável e pode viajar, enquanto um código amarelo ou vermelho significa que o indivíduo deve ser colocado em quarentena.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o presidente chinês espera que “mais países se juntem ao mecanismo”.

“É necessário padronizar ainda mais as políticas e estabelecer caminhos rápidos para facilitar o fluxo ordenado de pessoas”, defendeu Xi durante a conferência.

No entanto, a sugestão da China no combate e controlo da pandemia pode ser difícil de aplicar a nível global. Vários países têm diferentes métodos de quarentena e regras díspares relativamente à entrada de estrangeiros no território, tornando a tarefa mais complicada.

A opção de criar “bolhas de viagem” é vista com otimismo por alguns, mas não tem a amplitude desejada e tem as suas fragilidades, visto que a abertura do canal especial entre Hong Kong e Singapura foi suspenso por duas semanas devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade de Hong Kong.

Related posts
Cabo VerdeChina

China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”

ChinaMacau

Políticos locais apoiam as posições de Xi Jinping

ChinaPolítica

Xi emerge como “timoneiro” do “rejuvenescimento” da China

ChinaPolítica

Partido Comunista Chinês aprova resolução histórica

Assine nossa Newsletter