Início Portugal Portugal é quinto na UE com mais pobreza entre quem trabalha

Portugal é quinto na UE com mais pobreza entre quem trabalha

Maria Caetano

Apesar da subida do salário mínimo, o país piorou desempenho em 2019, aponta relatório de Bruxelas sobre evolução do emprego.

A percentagem de trabalhadores em Portugal cujo rendimento disponível fica abaixo do limiar de pobreza tornou subir no ano passado, colocando o país no quinto lugar das maiores taxas de pobreza no trabalho no bloco europeu, apenas atrás de Roménia, Espanha, Luxemburgo e Itália.

Em 2019, Portugal voltou ao grupo de países onde mais de um décimo dos trabalhadores está em risco de pobreza, segundo a proposta de Relatório Conjunto sobre o Emprego da Comissão Europeia e Conselho Europeu incluída no chamado Pacote de Outono de Bruxelas e que deverá ser aprovada na Primavera.

O documento, publicado ontem, quarta-feira, aponta a uma taxa de pobreza entre trabalhadores em Portugal nos 10,8%, num aumento em 1,1 pontos percentuais face a 2018 naquele que é o pior agravamento a nível europeu.

A subida prejudicou bastante a posição relativa nacional nesta matéria. Em 2018, Portugal tinha a oitava maior taxa de pobreza de trabalhadores no bloco europeu, mas acabou no último ano por superar as da Grécia e Bélgica. A saída do Reino Unido da União Europeia também contribuiu para a escalada portuguesa ao quinto pior lugar.

“Nos últimos anos, a situação dos trabalhadores com salários baixos deteriorou-se em muitos países”, refere o documento publicado ontem pela Comissão Europeia, com a taxa média de pobreza do bloco a evoluir de 8,5% em 2007 para 9,8% em 2016, ficando no último ano em 9%.

“As tendências estruturais que estão a transformar os mercados de trabalho, tais como a digitalização e o crescimento de formas atípicas de trabalho, estão a resultar numa maior polarização do emprego, num declínio do emprego em ocupações com salários médios e num aumento simultâneo das profissões com salário baixos e elevados”, contextualiza a proposta de relatório.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!