Amapá, o estado brasileiro há 17 dias sem luz

por Gonçalo Lopes
João Almeida Moreira

Escuridão total, racionamento de água, alimentos a apodrecer e vandalismo afetam os mais de 900 mil habitantes de uma região já atormentada pela pandemia. Na capital, Macapá, nem sequer se puderam realizar as eleições municipais. Ministro da Energia ultrapassado pelos acontecimentos.

A maior parte das cidades do Amapá, estado no norte do Brasil com perto de 900 mil habitantes, está há 17 dias a enfrentar um apagão elétrico que, por sua vez, afetou o abastecimento de água, a compra e o armazenamento de alimentos ou os serviços de telefonia e de internet. Macapá, a capital, foi mesmo o único dos 5565 municípios brasileiros a ter as eleições para a sua autarquia no último domingo adiadas em virtude dos problemas derivados do fornecimento de energia.

Em vídeo enviado ao DN, um dos três senadores amapaenses, Randolfe Rodrigues, do Rede Sustentabilidade, relata o apagão de terça-feira, dia 17, quando nalguns pontos a energia já havia sido retomada.

“São 22h04, estou aqui na zona sul de Macapá (…) Macapá está toda no escuro, salvo alguns locais, como restaurantes, que têm gerador, a cidade de Macapá está em apagão total e pelas informações que tenho, o mesmo se passa em Santana, Mazagão e outros municípios que também estão no escuro (…) Além do apagão total de luz, também temos, mais grave, um apagão total de informações, nenhuma autoridade nos diz o que aconteceu”.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!