Reguladores de Taiwan rejeitam renovação de licença a televisão pró-China

por Guilherme Rego

Decisão tomada por unanimidade.

Os reguladores de televisão de Taiwan rejeitaram por unanimidade, esta quarta-feira, a renovação da licença da estação de televisão pró-China Chung T’ien (CTiTV) que caduca no dia 11 de dezembro.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão Nacional de Comunicações (NCC, na sigla inglesa), Chen Yaw-shyang, durante uma conferência de imprensa convocada para o efeito.

A CTiTV, que transmite há seis anos, faz parte do Want Want China Times Group, que repetidamente entrou em conflito com as autoridades devido à sua postura pró-China, tendo sido multado por 21 violações nos últimos seis anos, que vão desde a divulgação de desinformação até reportagens tendenciosas.

Chen afirmou que, após uma discussão séria e ponderada, a renovação da licença foi rejeitada devido ao grave histórico de violações da estação de TV e à falha em implementar um mecanismo de controlo interno. O responsável afirmou também que as evidências foram muito claras, com o número de reclamações do público a aumentar fortemente desde 2017 e mais de 30% relacionadas com reportagens da CTiTV.

Dois dos decisores, Lin Lihyun e Wang Wei-ching – professores de jornalismo -, enfatizaram que o “problema de autodisciplina da CTiTV é muito sério” e que a estação de TV não tinha realizado correções solicitadas após repetidas ofensas. Ainda assim, os professores defendem que o NCC deve exercer os seus poderes de forma independente e não ser afetado por forças políticas.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!