Polícia de Hong Kong prende ex-deputados por fazerem protestos com líquido malcheiroso

por Rute Coelho

A polícia de Hong Kong prendeu três ex-deputados nesta quarta-feira (18) por terem utilizado substâncias malcheirosas durante protestos realizados no Conselho Legislativo da cidade nos meses de maio e junho

Ted Hui, Ray Chan e Eddie Chu, todos eles ativistas pró-democracia, foram acusados de usar substâncias nocivas com a intenção de causar danos, lesões mentais ou irritação a outras pessoas.

Durante uma sessão do Conselho, em maio, Hui jogou uma planta podre no chão da sede do Parlamento. Chan e Chu, em junho, usaram a mesma estratégia em uma reunião no mês seguinte, mas usaram uma mistura de esterco líquido.

sessão foi marcada por brigas e empurrões e alguns dos parlamentares foram retirados por seguranças.

O objetivo era obstruir a votação de projetos controversos que são considerados sinais da interferência de Pequim sobre Hong Kong, como a lei que criminalizou o desrespeito ao hino chinês. Nas duas ocasiões, a intervenção provocou a suspensão da sessão, embora o projeto tenha sido aprovado na sequência em outro espaço do Conselho.

As prisões desta quarta ocorre exatamente uma semana depois da expulsão de outros quatro parlamentares pró-democracia.

Em uma decisão vista como um novo movimento de Pequim para silenciar vozes dissidentes, Kwok Ka-Ki, Alvin Yeung, Dennis Kwok e Kenneth Leung tiveram seus mandatos cassados por serem considerados defensores da independência do território em relação ao regime central.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!