Início » Prémio Cervantes 2020 atribuído ao poeta espanhol Francisco Brines

Prémio Cervantes 2020 atribuído ao poeta espanhol Francisco Brines

O poeta espanhol Francisco Brines foi galardoado com o Prémio Cervantes 2020, o mais alto reconhecimento das letras em Espanha, anunciou hoje o ministro da Cultura e Desportos, José Manuel Rodríguez Uribes.

Adecisão deste prémio, no valor de 125.000 euros, foi tornada pública em conferência de imprensa, depois da deliberação do júri, onde alguns dos seus membros participaram por videoconferência, devido à pandemia de covid-19.

O Prémio Miguel de Cervantes para a Literatura em Língua Espanhola, criado em 1975, reconhece a carreira de um escritor que, com a sua obra como um todo, contribuiu para valorizar o legado literário hispânico.

Neste caso, o escolhido é um “grande poeta” cujo “ensino tem sido reconhecido por todas as gerações”, segundo o ministro da Cultura espanhol.

Francisco Brines Banó nasceu em Oliva, Valência, em 22 de janeiro de 1932, e é membro da Real Academia Espanhola desde 2001.

Foi reconhecido com distinções como o Prémio Nacional das Letras Espanholas (1999) e o Prémio Rainha Sofia da Poesia Iberoamericana (2010).

O seu primeiro livro, “Las Brasas”, foi publicado em 1959 e com ele ganhou o Prémio Adonais.

Em seguida, publicou “Palabras en la oscuridad”, em 1966, que lhe valeu o Prémio da Crítica Nacional.

Em 1987, recebeu o Prémio Nacional de Literatura pela publicação do “El Otono de las Rosas”, no ano anterior, um dos seus livros mais famosos e populares, composto por sessenta poemas escritos ao longo de dez anos.

Em 1999, recebeu o Prémio Nacional das Letras Espanholas por toda a sua obra poética e, em 2000, foi eleito membro da Academia Real das Línguas de Espanha.

Em Portugal, encontram-se publicados os livros “A Última Costa” e “Ensaio de Uma Despedida”, ambos com tradução de José Bento, publicados pela Assírio & Alvim.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!