Mais 6035 novos casos e mais 76 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje 6035 novos casos de infeção por coronavírus e mais 76 mortes, mais 21 do que no sábado. Aliás, é o segundo dia desta semana em que se regista maior número de óbitos, depois dos 82 de quarta-feira
Este domingo o país não voltou a baixar dos seis mil novos casos de covid-19, foram 6035, mas há mais mortes a registar do que nos últimos dias 76.
Mas a par destes números há a salientar hoje, mais uma vez, a capacidade das unidades de cuidados intensivos. A ser notícia o facto de o Centros Universitário Hospitalar de São João ter apenas uma vaga disponível para doentes críticos.
De acordo com um comunicado da unidade há 17 doentes a fazerem tratamento de ECMO – a máquina que susbtitui a função cadiaca e pulmonar, ajudando o organismo de forma extracorpírea a respirar e a ter batimento cardíaca, substituindo assim artificialmente estes órgãos de forma extracorporal que de respiração – dos quais 11 têm covid.
Neste momento, e como assume o Centro Hospitalar São João há apenas uma vaga para doente crítico, o que fez com que o Hospital Sao José já tivesse que receber entre sexta-feira e sábado quatro doentes de hospitais do Norte, Penafiel, Matosinhos, Bragança e Guimarães. No sábado foi o dia com o maior número de doentes nternados em unidades de cuidados intensivos 413.
Leia mais em Diário de Notícias