Malvinas livres de minas 40 anos após conflito - Plataforma Media

Malvinas livres de minas 40 anos após conflito

As ilhas Malvinas foram hoje declaradas livres de minas terrestres após quase 40 anos desde o conflito com a Argentina sobre o território britânico, durante o qual milhares de dispositivos explosivos foram colocados.

O governo britânico anunciou hoje que o programa de desmontagem iniciado em 2009 foi concluído três anos antes do previsto, cumprindo assim o estipulado pela Convenção de Proibição de Minas Antipessoal, que determinou 2025 como meta para a sua destruição a nível mundial.

O trabalho foi realizado por uma equipa de especialistas do Zimbabué, que “enfrentaram as condições físicas difíceis das ilhas, muitas vezes trabalhando em locais remotos e sob clima imprevisível e às vezes extremo das Malvinas”, refere um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

“Esta é uma grande vitória para as ilhas e devemos prestar homenagem à brilhante equipa de ‘desminadores’ que colocaram as suas vidas em risco diariamente removendo e destruindo minas terrestres para tornar as Malvinas seguras”, exultou a secretária de Estado responsável pelo território, Wendy Morton.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaSociedade

Explosão de engenho perto de unidade militar em Luanda causa a morte a duas crianças

LifestyleSociedade

Magawa, o rato que deteta minas terrestres, foi distinguido por bravura

AngolaSociedade

Crianças são as principais vítimas das minas em Angola

MoçambiquePolítica

ONG considera discriminatório acordo de segurança com francesa Total em Cabo Delgado

Assine nossa Newsletter