Início » Dívida: Moçambique não está na “armadilha” da China, diz embaixador chinês

Dívida: Moçambique não está na “armadilha” da China, diz embaixador chinês

Um estudo recente do Centro de Integridade Pública (CPI) em Moçambique, que afirmou que o país africano caiu na “armadilha da dívida” devido ao elevado endividamento para com a China, foi agora refutado pelo embaixador chinês e um académico.

Em declarações ao jornal estatal Global Times, Wang Hejun, Embaixador da China em Moçambique, disse que nos últimos anos, “China e Moçambique aderiram a um conjunto de princípios e foram pioneiros na aceleração da cooperação bilateral de financiamento”.

“Até agora, alcançámos uma série de ganhos iniciais nas áreas de infraestrutura, capacidade de produção, investimento e comércio, que trouxeram benefícios tangíveis para ambos os lados”, disse Wang.

“Precisamos de reconhecer o recente desenvolvimento da cooperação financeira de Moçambique com a China e a sua contribuição para melhorar as infra-estruturas e melhorar os meios de subsistência das pessoas, ao mesmo tempo que aumenta as suas capacidades de desenvolvimento sustentável,” elaborou Wang.

O aumento da dívida de Moçambique à China, disse, é uma manifestação da cooperação bilateral aprofundada, que tem reforçado a capacidade de Moçambique para o desenvolvimento sustentável, razão pela qual “o conceito da chamada armadilha da dívida é completamente insustentável”.

A principal prioridade para o desenvolvimento de Moçambique é melhorar as condições de infraestrutura e promover o desenvolvimento dos recursos naturais. O país precisa de transformar as vantagens de desenvolvimento inatas em forças económicas reais, acelerando a industrialização e a modernização agrícola e, em última instância, alcançar o desenvolvimento sustentável, disse Wang.

Leia o artigo completo em inglês, na CLBrief

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!