Início Política Das tragédias familiares aos consensos. Quem é Joe Biden, o 46.º presidente eleito dos EUA?

Das tragédias familiares aos consensos. Quem é Joe Biden, o 46.º presidente eleito dos EUA?

Cátia Carmo

Os cabelos grisalhos e o ar de senador experiente fazem de Joe Biden o rosto da esperança para milhões de norte-americanos, capaz de devolver a tranquilidade a um país à beira de um ataque de nervos. Donald Trump tem-se aproveitado da avançada idade do democrata – 77 anos, que o podem tornar no Presidente mais velho de sempre dos EUA – para o chamar de “sleepy Joe” (“Joe sonolento”), mas Biden acredita que os cidadãos norte-americanos não se importariam de descansar um pouco depois de quatro anos de um turbulento governo republicano, que deitou por terra convenções e tratados internacionais.

Moldado por tragédias familiares, que acabaram por fazer dele um político com zero radicalismos e defensor dos direitos civis, Biden é um homem que domina a arte de saber para onde vai o vento da opinião pública. Fique a conhecê-lo melhor.

Origem humilde e problemas de gaguez

Joseph Robinette Biden Jr. nasceu em Scranton, na Pensilvânia, a 20 de novembro de 1942, no seio de uma família católica irlandesa. O pai era vendedor de carros, uma origem humilde, com raízes na classe trabalhadora, de que o democrata ainda muito se orgulha.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!