Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional - Plataforma Media

Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional

O Japão quer conquistar terreno no mundo dos negócios globais e o Governo anunciou hoje que vai criar uma equipa especial em inglês para transformar Tóquio numa “cidade financeira internacional”.

A decisão, anunciada pelo ministro das Finanças japonês, Taro Aso, surge num contexto em que os problemas políticos e distúrbios sociais em Hong Kong podem dar a Tóquio a possibilidade de atrair atividades que até agora funcionavam na cidade semi-autónoma chinesa.

A equipa vai começar a funcionar em janeiro e uma das primeiras missões vai ser rever as regulações e procedimentos para o registo das empresas financeiras no Japão e facilitar a comunicação em inglês.

“Tendo em conta a posição do Japão na sociedade financeira internacional e os distúrbios em Hong Kong (…) é muito importante que a economia japonesa se esforce para trazer [essa concentração de entidades financeiras] para o Japão”, afirmou Aso.

“Vamos proporcionar apoios desde as consultas prévias para o registo dos negócios estrangeiros até acelerar os procedimentos de registo”, acrescentou o ministro, em conferência de imprensa.

Japão é a terceira economia mundial, mas o uso da língua inglesa entre as instituições financeiras não é tão alargado como em Hong Kong ou Singapura.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
EconomiaMacau

AL aprova terceira revisão do Orçamento de Macau para 2021

EconomiaPolítica

Governo são-tomense garante implementação do reajuste salarial

Política

Japão promete 8,6 mil milhões de euros para as emissões zero na Ásia

MundoPolítica

Putin alerta para risco de corrida armamentista na Ásia

Assine nossa Newsletter