Covid-19 foi responsável por uma em cada nove mortes na última semana

por Guilherme Rego
Nuno Guedes

Pandemia começa a ter um impacto forte, direto, nos números totais da mortalidade no país, tendência que deve manter-se nas próximas semanas.

A mortalidade em Portugal atingiu números historicamente altos na última semana e desta vez o grande fator a contribuir para o aumento é mesmo a Covid-19. Dos 2.564 óbitos registados entre 29 de outubro e 4 de outubro, os primeiros sete dias em que a pandemia matou, de forma consistente, mais de três dezenas de pessoas diariamente, num patamar poucas vezes ultrapassado na primeira vaga, a Covid-19 foi responsável, segundo os boletins da Direção-Geral da Saúde (DGS), por 299 óbitos – 11,7% ou 1 em cada 9 óbitos.

Tal como em várias outros períodos de 2020, nesta última semana a mortalidade em Portugal atingiu o número mais elevado alguma vez registado na última década, mas agora, ao contrário de outros períodos, o coronavírus é, diretamente, o grande impulsionador do aumento.

Segundo o sistema de vigilância da mortalidade da DGS, desde 2009 o ano com mais mortes no período homólogo tinha sido 2019, com 2.149, mas agora, em 2020, subiu para 2.564, +19,3%.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!