Previsões económicas na zona Euro são cortadas com novos confinamentos - Plataforma Media

Previsões económicas na zona Euro são cortadas com novos confinamentos

Regresso das restrições ameaçam recuperação económica na zona euro. Pequenas empresas francesas reclamam que o bloqueio favorece as grandes redes de lojas online

Os novos lockdowna anunciados em toda a Europa nos últimos dias para conter o ressurgimento da pandemia do coronavírus desencadearam uma enxurrada de rebaixamentos nas previsões de crescimento econômico, pois as restrições às atividades ameaçam a recuperação do continente.

A economia da zona do euro deve encolher 2,3% no quarto trimestre deste ano, de acordo com economistas consultados pelo jornal Financial Times —um desempenho pior do que eles previam antes do anúncio das restrições.

O bloco se recuperou da recessão induzida pelo coronavírus no trimestre que terminou em setembro, registrando um crescimento recorde do PIB (Produto Interno Bruto) trimestral de 12,7%, segundo dados publicados na sexta-feira (30), mas a produção ainda estava bem abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Os dados, juntamente com a série de novas restrições anunciadas na França, Alemanha e outros países nos últimos dias, fizeram os economistas se esforçarem para atualizar suas previsões.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
MundoSociedade

Europa enfrenta aumento de 100% de casos de covid-19 em duas semanas

MundoSociedade

Covid-19: Novo confinamento no Reino Unido pode durar mais do que um mês

EconomiaMundo

Bolsas tremem com novas medidas contra a covid-19

MundoSociedade

Covid-19: Itália regista quase 32 mil novos casos em 24 horas

Assine nossa Newsletter