“Países vão ter vacinas ao mesmo tempo e nas mesmas condições”

por Filipe Sousa

A presidente da Comissão Europeia classificou esta quinta-feira o acordo para futura “distribuição justa” de vacinas para a Covid-19 na União Europeia (UE) como “boa notícia”, pedindo aos Estados-membros para preparem já os seus planos nacionais de vacinação.

“Queremos assegurar uma distribuição justa de vacinas aos Estados-membros e, nessa área, tenho boas notícias: os países vão todos ter vacinas ao mesmo tempo e nas mesmas condições, tendo em conta a sua dimensão populacional”, declarou Ursula von der Leyen.

Falando em conferência de imprensa após uma cimeira europeia por videoconferência dedicada à pandemia de Covid-19, a líder do executivo comunitário frisou que “isto já está acordado com os Estados-membros”, durante a reunião do Conselho Europeu.

“Mas ainda antes disso, de chegarmos à vacinação, é preciso assegurar estruturas para tal e é por isso que pedimos aos Estados-membros para garantirem que preparam os seus planos nacionais de vacinação […] a este objetivo”, vincou Ursula von der Leyen.

A Comissão Europeia já assinou contratos com três farmacêuticas para assegurar vacinas para a Europa quando estas se revelarem eficazes: a AstraZeneca (300 milhões de doses), a Sanofi-GSK (300 milhões) e a Johnson & Johnson (200 milhões).

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!