Início Angola Marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, morre aos 48 anos

Marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, morre aos 48 anos

Filipe Sousa

Sindika Dokolo, marido da mulher mais rica de África, Isabel Dos Santos, morreu no Dubai, aos 48 anos. Colecionador de arte, natural do Congo, terá morrido enquanto fazia mergulho subaquático.

A notícia da morte foi avançada pela Africa Insight. Segundo a mesma fonte, Dokolo estava a fazer mergulho quando faleceu, vítima de afogamento. Esta é a versão da imprensa da República Democrática do Congo, no entanto, fontes angolanas indicaram que a causa da morte foi uma embolia.

A morte de Dokolo foi confirmada oficialmente por Michée Mulumba, do gabinete do Presidente congolês, Felix Tshisekedi.

Filho do primeiro negro que criou um banco, Augustin Dokolo, Sindika nasceu no antigo Zaire, agora República Democrática do Congo, tendo passado a infância na Europa.

Em 2002, casou com Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, em Luanda.

O casal mudou-se no início de 2020 para o Dubai, após a abertura de diversas investigações a Dokolo, juntamente com a sua mulher, por alegadamente desviar propriedades do Estado angolano, que determinaram o arresto preventivo de participações de Isabel dos Santos e de Sindika Dokolo, em empresas como a Unitel, o BFA, o Bic Angola e a ZAP.

Isabel dos Santos publicou uma foto com Dokolo e o filho mais novo no Twitter, mas sem qualquer legenda. Sucedem-se as manifestações de pesar em resposta ao tweet.

.Dokolo era dono de uma das mais contemporâneas coleções de arte africanas, que incluíam mais de 3.000 peças de arte.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!