NASA encontrou água na Lua. Próximo passo é saber se é potável

por Fernanda Mira

Foi encontrada água na superfície da Lua que é iluminada pelo Sol. Próximo passo é descobrir se o líquido é potável e pode ajudar nas missões espaciais.

A NASA divulgou esta segunda-feira, a descoberta “empolgante” do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), que desde 2018 procurava por água na Lua. O próximo passo da investigação é descobrir se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural, como acontece na Terra.

A água foi encontrada numa das crateras lunares que pode ser vista da Terra, a cerca de 382.700 quilómetros de distância. Uma das teorias da Nasa revela que a água pode ter sido revelada com os impactos causados por meteoritos ou pela interação energética de partículas que foram ejetadas do Sol.

A descoberta aconteceu quase “por acaso”, uma vez que a equipa estava a realizar testes de observação da Lua, segundo Naseem Rangwala, cientista da missão SOFIA – um avião Boeing 747SP modificado que carrega um telescópio de 2,7 metros e voa a uma altitude entre os 11,5 e os 13,7 quilómetros.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!