Queda de produção em Moçambique abranda, segundo o Standard Bank - Plataforma Media

Queda de produção em Moçambique abranda, segundo o Standard Bank

A produção em Moçambique continua “a cair acentuadamente” face à pandemia de covid-19, mas o ritmo da queda abrandou desde agosto, segundo o indicador PMI do Standard Bank que mede o pulso à atividade empresarial.

O indicador teve uma variação marginal de 46,1 em agosto para 46,6 em setembro.

“Em setembro, a economia do setor privado moçambicano registou novas e acentuadas quedas na atividade e na procura, de acordo com os dados do último inquérito”, lê-se na nota de análise do Purchasing Managers’ Index (PMI).

“O declínio geral abrandou ligeiramente a partir de agosto, para o que contribuiu o primeiro aumento do emprego em seis meses”, mas “as previsões das empresas moçambicanas quase atingiram o valor mais baixo dos últimos quatro anos”.

O inquérito revelou “um sétimo mês consecutivo de declínio, embora o mais suave desde março”, refere o banco.

As restrições devido à covid-19 tiveram um impacto adicional na atividade empresarial e na procura no final do terceiro trimestre, conforme demonstrado por várias empresas inquiridas que indicaram “uma queda no número de clientes”.

Como resultado, as novas encomendas “diminuíram pelo sexto mês consecutivo, embora a um ritmo mais lento neste período”, acrescenta.

Os empresários inquiridos pelo Standard Bank apontam para uma nova melhoria nos prazos de entrega dos meios de produção, “uma vez que os fornecedores alegadamente aumentaram a capacidade a fim de angariar clientes”.

As melhorias “compensam os relatos de atrasos nos aeroportos e de lentidão no fornecimento”, acrescenta.

Os preços dos meios de produção diminuíram pelo sexto mês consecutivo durante o mês de setembro, devido a uma procura mais fraca e novos cortes nos salários, contudo, a pressão deflacionária “foi apenas moderada e muito mais suave do que no auge da pandemia”.

“Entretanto, uma deterioração das taxas de câmbio levou as empresas a aumentar os seus encargos, registando-se o terceiro aumento sucessivo dos preços de venda”, conclui.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) publicado pelo Standard Bank resulta das respostas de diretores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do setor privado.

Valores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições para as empresas no mês anterior, enquanto os registos abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.

Moçambique tem um total acumulado de 11.331 casos de infeção pelo novo coronavírus, 80% dos quais recuperados (9.165) e 79 mortes em sete meses.

Artigos relacionados
MundoPolítica

Morreu o antigo presidente francês Giscard d'Estaing, vítima de covid-19

FuturoMundo

Investigadores espanhóis descobrem nova estirpe do vírus num caso de reinfeção

LifestyleMundo

Bar inglês quer converter-se em igreja para contornar as restrições da pandemia

MundoSociedade

Alerta da Interpol: crime organizado está focado nas vacinas para a Covid 19

Assine nossa Newsletter