Início » Primeira aldeia cabo-verdiana 100% renovável volta a depender apenas do sol

Primeira aldeia cabo-verdiana 100% renovável volta a depender apenas do sol

A aldeia piscatória cabo-verdiana de Monte Trigo, a primeira localidade de Cabo Verde abastecida apenas por energias renováveis, voltou nos últimos dias a depender exclusivamente do sol para ter eletricidade.

Em causa está a micro-rede solar fotovoltaica instalada naquela aldeia da ilha de Santo Antão em 2012, mas que há quase um ano tinha deixado de estar operacional, após esgotada a capacidade das baterias que garantiam o funcionamento do sistema, 24 horas por dia.

“Em finais de 2019, sete anos e meio após a instalação da micro-rede solar fotovoltaica, as baterias esgotaram o seu tempo útil de vida e tiveram que ser substituídas pela Águas de Ponta Preta”, divulgou hoje o Ministério da Indústria, Comércio e Energia cabo-verdiano, garantindo que essa reparação acaba de ser concluída.

Atualmente, aquela micro-rede fornece energia elétrica, de forma autónoma, a partir de painéis solares com uma potência instalada, agora reforçada, de 40 KW (quilowatts), a cerca de 100 ligações domésticas e comerciais.

“Desde 2012, a micro-rede já produziu 310 MWh [Megawatts-hora] de energia elétrica, poupando 90.000 litros de gasóleo e evitando a emissão de 280 toneladas de dióxido de carbono (CO2), fazendo da aldeia piscatória de Monte Trigo uma localidade completamente descarbonizada”, refere a mesma informação.

Nos últimos anos foram investidos nesta rede 8,5 milhões de escudos (cerca de 77 mil euros), de financiamento público.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!