Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta obra feita para redes sociais - Plataforma Media

Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta obra feita para redes sociais

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresenta hoje (22), em concerto virtual, uma obra inédita de Antônio Ribeiro composta para ser executada nas redes sociais.

A apresentação será às 19h, no horário de Brasília, com transmissão pelos canais da OSB no Facebook  e no Youtube.  

https://www.facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira/videos/347273469694666/

Cantilena para ensemble de violoncelos fará parte do programa do terceiro concerto online da Série Clássica Brasileira, que contará também com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, além de composições de autores estrangeiros.

“É uma estreia mundial”, diz o coordenador Artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, sobre a obra do compositor brasileiro Antônio Ribeiro, escrita especialmente para este período de pandemia e de isolamento social. “A maior peculiaridade é que ela foi pensada para ser tocada nesse formato virtual, de gravação a distância. Eu acho que nunca antes os compositores pensaram que precisam escrever peças pensando nesse processo, que é bastante desafiador do ponto de vista logístico e tecnológico”. 

De acordo com Sapoundjiev, a obra contempla não apenas questões técnicas, mas as angústias desse período. O nome Cantilena foi escolhido por ser este um canto um pouco nostálgico e um pouco triste em certos momentos, refletindo a situação que estamos vivendo. O autor participou de uma conversa ao vivo na última terça-feira (20), onde explica a obra.

Related posts
BrasilCultura

Orquestra Sinfônica Brasileira celebra 80 anos de existência com concertos virtuais

Assine nossa Newsletter