"Bazuca" de dois mil milhões para metros do Porto e de Lisboa - Plataforma Media

“Bazuca” de dois mil milhões para metros do Porto e de Lisboa

PNI2030 paga duas ligações na capital. Grande Porto terá mais quatro linhas de metro e mais três em metrobus. Ministro do Ambiente quer lançar maioria dos concursos de execução no próximo ano

Os metros do Porto e de Lisboa terão 1,89 mil milhões de euros para crescer e o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, espera que a maioria dos concursos públicos de conceção e de construção das novas ligações seja lançada até ao final do próximo ano. No início de 2021, avançará um concurso de ideias para o projeto da nova ponte sobre o rio Douro, a montante da travessia da Arrábida.

À região da capital, o Governo destina 719 milhões para prolongar as linhas Vermelha até Alcântara e Amarela até Benfica. Ao Grande Porto, chegará um cheque de 1,17 mil milhões para rasgar quatro ligações: a 2.ª linha de Gaia, entre Boavista e Santo Ovídio, a linha do Souto, em Gondomar, a linha de S. Mamede, entre Porto e Matosinhos, e a linha Circular do Porto, que aproximará a Boavista da Asprela (ver infográfico em baixo).

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
MundoPolítica

Cimeira virtual dos líderes da UE no dia 29 para discutir pandemia

MundoPolítica

Parlamento Europeu e Conselho suspendem negociações sobre orçamento da UE

EconomiaPortugal

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos após situação melhorar

PolíticaPortugal

Portugal será importante beneficiário do fundo de recuperação

Assine nossa Newsletter