Início Portugal Pandemia apaga 7 mil milhões em receita turística até agosto

Pandemia apaga 7 mil milhões em receita turística até agosto

Ana Laranjeiro

O turismo está entre os setores que estão a pagar mais cara a pandemia. Se no ano passado a visita de estrangeiros fez elevar as receitas para mais de 18 mil milhões de euros, os oito primeiros meses deste ano mostram já uma queda superior a 50%.

Os números do INE já tinham confirmado o cenário negro traçado pelo setor: uma quebra significativa no número de hóspedes e dormidas até agosto de 2020. Agora, os dados do Banco de Portugal mostram quanto é que os turistas estrangeiros deixaram no território – e quanto ficou por ganhar em relação ao ano passado. As receitas turísticas de janeiro a agosto ascenderam a 5,6 mil milhões de euros, o que representa menos 56% face ao mesmo período de 2019, altura em que as receitas estavam próximas dos 12,8 mil milhões de euros.

A diferença é brutal: são 7,1 mil milhões de euros gastos a menos em Portugal, devido à pandemia de covid-19, que levou a implementação de medidas para travar o contágio da doença e que limitaram a circulação de pessoas. A somar a isto, a perda de poder de compra das famílias, bem como os receios quanto ao futuro, dadas as incertezas sobre a evolução da covid e a crise económica que se instalou, levaram muitos, sobretudo na Europa, nos EUA e no Brasil – principais mercados emissores de turistas para Portugal – a não viajar para o estrangeiro ou a fazê-lo de uma forma muito mais cautelosa e despendendo uma fração do que gastariam noutros tempos.

E mesmo que, no acumulado deste ano, agosto tenha sido um mês melhor, com os gastos dos turistas estrangeiros a aproximarem-se dos 1,5 mil milhões de euros, a verdade é que este valor está muitíssimo abaixo dos mais de três mil milhões de euros gerados no período homólogo do ano passado.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!