Formas de ajudar o ambiente enquanto está na cozinha

Formas de ajudar o ambiente enquanto está na cozinha

A preocupação pelo meio ambiente e por tentarmos diminuir a nossa pegada ecológica é algo que tem ganho cada vez mais relevo nas nossas vidas. Pode fazê-lo também na cozinha

A preocupação pelo meio ambiente e por tentarmos diminuir a nossa pegada ecológica é algo que tem ganho cada vez mais relevo nas nossas vidas. Desde a nossa rotina de beleza, passando também pela forma como nos relacionamos com a moda, há mil e uma formas de ajudarmos o meio ambiente. Pode fazê-lo também na cozinha.

Sermos mais amigos do ambiente é um tópico atual e que tem mudado muito os nossos hábitos de consumo e comportamentos, ainda que exista um longo caminho a percorrer no que diz respeito a desperdício e poluição. Mas pequenas ações podem mesmo fazer a diferença!

A pensar em todas as pessoas que também têm estas questões como preocupação do seu dia a dia, tal como fazer a reciclagem todos os dias, evitar desperdício ou ter atenção ao consumo de água, reunimos alguns conselhos para que seja mais ecológica na cozinha.

Ora veja abaixo o que pode fazer para contribuir com esta causa:

Fazer compostagem

A compostagem pode parece mais complicada do que realmente é. Guardar restos de comida permite que recicle materiais orgânicos que, em vez de se transformarem em lixo, funcionarão como fertilizantes naturais usados na jardinagem. Ao reduzir o desperdício de alimentos, também ajudará indiretamente a combater as mudanças climáticas.

Mas fique a saber que nem tudo pode ser compostado, tais como carnes ou laticínios. A maneira mais fácil de começar o esforço é ao recolher, por exemplo, cascas de ovo, borras de café, partes descartadas de frutas e vegetais e sacos de chá (entre outras coisas). Armazene-os num lixo separado e entregue-os em locais específicos. Ou pode usar em casa, caso tenha jardim.

Leia mais em Delas

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPlataforma Sabores

Agroecologia essencial para o desenvolvimento sustentável

PortugalSociedade

"Não vale a pena multiplicar barragens quando não há água"

BrasilSociedade

Agronegócio mundial propõe medidas contra desflorestação na Amazónia

Assine nossa Newsletter