Início » China quer que o futebol seja ‘ponte com o mundo’

China quer que o futebol seja ‘ponte com o mundo’

A China quer unir 1,4 mil milhões de habitantes através do futebol e, ao mesmo tempo, usar o desporto como “uma ponte para trabalhar com o resto do mundo”, disse um alto funcionário da FA.

O secretário-geral da Federação Chinesa de Futebol, Liu Yi, explicou à AFP o que está por trás do esforço agressivo do país para se tornar uma grande potência do futebol até 2050.

Sob o presidente Xi Jinping – descrito pela comunicação estatal como um “ávido torcedor de futebol” – o país mais populoso do mundo tem grandes planos de sediar e até mesmo de um dia ganhar uma Copa do Mundo.

Em raros comentários à comunicação internacional, Liu falou em “usar o futebol para motivar toda a nação”.

“O futebol é um belo jogo para educar a nova geração de jovens chineses e também para (ajudar) a nossa nação a se unir e ser mais coesa”, disse.

Assim como o sucesso da China nos últimos Jogos Olímpicos, Liu chamou o futebol de “outra ferramenta para unir uma nação e também demonstrar o que podemos oferecer.

“E o futebol, como eu disse, é uma ponte entre a China e o resto do mundo. Todo o mundo joga futebol.”

O tema surge num momento sensível, em que a China está envolvida numa série de disputas com países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, Liu reitera: “A China ainda está aberta”.

“E o desenvolvimento do futebol chinês precisa da ajuda de partes interessadas externas como a AFC (Confederação Asiática de Futebol), a FIFA e também outras federações, além de outras ligas.

“Definitivamente, vamos continuar com esse tipo de parcerias, trabalhando com todos os órgãos internacionais, marcas e acionistas”.

Metas de longo prazo

As ambições futebolísticas da China são marcantes para um país que chegou à Copa do Mundo apenas uma vez, em 2002, onde não conseguiu ganhar um ponto ou marcar um golo.

A China está em 76º lugar no ranking da FIFA e as suas chances de chegar à Copa do Mundo de 2022 do Qatar são duvidosas, demonstrando o quanto ainda falta para chegar ao topo.

Mas falando em Suzhou, onde a Super League chinesa está numa “bolha” para impedir o coronavírus, Liu disse que a falha na classificação não impedirá o país de atingir os objetivos a longo prazo.

“Ganhar uma vaga (no Qatar) significa muito para os chineses, para o país e também para a comunidade do futebol chinês, porque isso aumenta a confiança e motiva todos os acionistas e a comunidade do futebol a contribuir mais para o desenvolvimento do futebol chinês ,” salienta.

“Se falharmos, será um revés de curto prazo, mas o presidente do governo central (Xi) entende o desporto e sabe que desenvolver o futebol é um processo.”

Sustentabilidade sobre gastos

Além de construir uma infraestrutura para o futebol e reformar os sistemas de base, escolar e juvenil, a Superliga chinesa é parte crucial da determinação de ser uma superpotência no desporto-rei.

A liga ganhou as manchetes nos últimos anos, quando uma série de jogadores estrangeiros conhecidos – junto com treinadores – chegaram com contratos generosos e com taxas de transferência inflacionadas.

O médio ofensivo, Oscar, mudou-se do Chelsea para o Shanghai SIPG em 2017 pelo que ainda é o recorde asiático de 60 milhões de euros.

No entanto, a Federação Chinesa de Futebol introduziu medidas desde então, como um teto salarial, de forma a que a generosidade seja redirecionada para o desenvolvimento de jovens jogadores chineses.

“Queremos ser uma das principais ligas da Ásia, com certeza, o que provavelmente já somos, mas o ponto de referência não deve ser um grande gasto”, disse Liu.

“É uma questão de sustentabilidade.”

Liu admitiu que Oscar e outras estrelas do exterior, como os também brasileiros Hulk e Paulinho, deram um salto no perfil da Superliga chinesa.

“Mas isso (os estrangeiros caros) ajudaram no desenvolvimento dos jogadores locais? Essa é a nossa interrogação”, aponta.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!