A Tesla vai começar a exportar carros made in China para a Europa - Plataforma Media

A Tesla vai começar a exportar carros made in China para a Europa

A Tesla vai começar este mês a exportar carros para a Europa que são feitos na sua nova fábrica em Xangai, anunciou a fabricante norte-americana de carros elétricos

Os veículos Modelo 3 serão enviados para mais de 10 países, incluindo França, Alemanha, Itália e Suíça, disse o grupo Tesla num comunicado enviado terça-feira à AFP. “Esta decisão é uma prova da excelência da manufatura chinesa”, disse a empresa. No ano passado, a Tesla construiu a sua terceira fábrica na capital financeira da China, Xangai, num tempo recorde de 10 meses.

Já possui instalações em Nova Iorque e Nevada, nos EUA. A primeira fábrica fora dos Estados Unidos deve oferecer à Tesla acesso fundamental ao mercado automóvel da China, que agora é o maior do mundo e também o maior para a empresa americana. É um passo importante na estratégia do CEO da Tesla, Elon Musk, de se tornar global.

A fábrica multimilionária é incomum na China, que normalmente exige que as fabricantes estrangeiras criem joint ventures com empresas nacionais, o que significa partilhar lucros e tecnologia com parceiros locais. Elon Musk disse que a fábrica de Xangai terá uma capacidade de produção anual de 500.000 veículos.

Exportar carros da China para a Europa permitirá que a Tesla alcance o lucrativo mercado europeu antes que a sua quarta fábrica esteja instalada e a funcionar fora de Berlim. O Tesla Model 3 – é de preço médio e dirigido ao mercado de massa – é mais compacto e mais barato do que o Modelo S e o Modelo X da empresa.

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Tesla foi a marca que vendeu mais elétricos em Portugal

ChinaEconomia

Mercado chinês contribui com 1,4 mil milhões de dólares para a Tesla

Mundo

Elon Musk ultrapassa Buffett na lista dos mais ricos

Economia

Tesla abre loja em site de comércio eletrónico do Alibaba

Assine nossa Newsletter