Mike Pompeo diz que EUA e Brasil devem reduzir dependência de importações da China - Plataforma Media

Mike Pompeo diz que EUA e Brasil devem reduzir dependência de importações da China

Para o secretário de Estado norte-americano, o avanço no comércio entre os Estados Unidos e o Brasil vai ser um contrapeso à importância da China

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, alertou nesta segunda-feira (19) que os Estados Unidos e o Brasil precisam diminuir sua dependência de importações da China para sua própria segurança agora que os dois países estão reforçando sua parceria comercial.

Em uma cúpula virtual sobre o aumento da cooperação EUA-Brasil visando a recuperação pós-pandemia, Pompeo sublinhou a importância de se ampliar os laços econômicos bilaterais dado o que classificou como os “riscos enormes” que decorrem da participação considerável da China em suas economias.

“Na medida em que podemos encontrar maneiras de aumentar o comércio entre nossos dois países, podemos diminuir a dependência de cada uma de nossas duas nações de itens essenciais” saídos da China, disse.

“Cada um de nossos dois povos ficará mais seguro, e cada uma de nossas duas nações será muito mais próspera, seja daqui a dois, cinco ou 10 anos”, acrescentou.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Artigos relacionados
ChinaMundo

Pequim acusa EUA de tentarem "semear discórdia" entre a China e a América Latina

BrasilSociedade

Eduardo Bolsonaro divulga informação errada e irrita profissionais de turismo nos EUA

Assine nossa Newsletter