Governo afasta criação de novos impostos em 2021

por Fernanda Mira

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, garantiu, recentemente, que não está nas opções do Governo a criação de novos impostos em 2021, mas a melhoria da arrecadação tributária.

De acordo com a ministra, que falava a jornalistas, há da parte do Governo pleno conhecimento de existir pouca margem para novos endividamentos, mas a necessidade de financiamento, sobretudo para a recuperação das infra-estruturas essenciais, deverá mobilizar a procura da eficiência da receita fiscal. Isso deverá passar por identificarem-se os impostos que, actualmente, não são colectados sem aumentar o peso aos contribuintes.

As declarações de Vera Daves cruzam com o lançamento para consulta pública da Proposta de Regime Simplificado do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

A empresária Filomena Oliveira considerou numa publicação, numa das redes sociais, ser esta uma oportunidade de “fazermos a diferença no IVA”.

Na visão do presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino, numa recente entrevista, a redução da actual taxa do IVA é fundamental para pôr-se em linha as empresas e, de um modo geral,7 a economia, que segundo ele nunca estiveram prontos para suportar a cifra de 14 por cento implementada por mera falta de diálogo entre as partes interessadas.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!