Início » Governo da Guiné-Bissau promete auxílio a quatro modalidades desportivas

Governo da Guiné-Bissau promete auxílio a quatro modalidades desportivas

O desporto da Guiné-Bissau vive um impasse, quase à semelhança da situação política do país, ainda mais em tempo de pandemia Covid-19. Governo promete subsídios

Federações e clubes queixam-se da falta de apoio do Governo, que promete um programa “ambicioso” para elevar o nível do desporto. Contudo, a nova época desportiva está à porta e tudo parece estar parado.

A continuar assim, é preciso um “investimento forte” por parte das autoridades, que veem várias modalidades desportivas quase disfuncionais, impotentes economicamente e sem participações internacionais, conforme escreve hoje a Deutsche Welle África.

Sendo um país quase que virado totalmente para o futebol e cuja seleção nacional tem dado nos últimos anos algumas alegrias, ma das modalidades que mais evoluiu nos últimos tempos no país foi o voleibol

A modalidade viu aumentar o nível de interesse em Bissau e o presidente da federação já fala em “expansão da modalidade” a todo o país.

Contrariamente, e estranhamente, o futebol tem diversos problemas. Os clubes estão sem condições mínimas de treino, os jogadores não são pagos e, fora raras exceções que acabam por emigrar para outros países, a situação continua para lá de amadora. Internamente, os clubes, sem patrocínios, lutam pela sobrevivência. “O Estado tem a autoridade moral e financeira de apoiar os clubes para o desenvolvimento do futebol”, afirma Fernando Mango, presidente do Flamingo de Pefine, à DW África.

Da parte do Governo existe abertura, mas não é fácil. O diretor-geral dos Desportos, Alberto Dias, reconhece as cerências do desporto guineense e a anunciou uma subvenção.

O diretor-geral dos Desportos, Alberto Dias, reconheceu já as dificuldades e carências no desporto guineense e anunciou um auxílio pecuniário a quatro modalidades: futebol, andebol, voleibol e atletismo.

Quem também assume profundos problemas é o secretário de Estado da tutela, Florentino Fernando Dias, que, entretanto, também deixou uma promessa: “Vamos de mãos dadas, com todas as federações, criar bases fortes, para elevar o nível do desporto para o patamar que orgulhará a todos os guineenses.”

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!