Espanha espera ter 30 milhões de vacinas entre janeiro e fevereiro… ou até já no Natal

por Gonçalo Lopes

“Não está descartado que a vacina seja um presente de Natal“, adiantou o ministro da saúde Espanhol Salvador Illa.

Oministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, deu esta sexta-feira uma notícia bastante animadora: a possibilidade de haver vacina contra a Covid-19 talvez no Natal ou com muito mais probabilidade em janeiro ou fevereiro.

Nesse período, assegurou, Espanha terá 30 milhões de vacinas e depois deverá proceder à distribuição das mesmas de acordo com critérios populacionais e de forma “equitativa” entre as várias regiões autónomas.

Em declarações à RAC1, Salvador Illa disse que, se a vacina seguir os ritmos esperados, uma percentagem significativa da população poderá já estar vacinada no verão. O ministro espanhol diz que “há um esforço muito grande” para ter a vacina pronta o mais rápido possível e que no início do ano vão haver “diferentes tipos de vacina” que “com o passar do tempo terão melhor eficácia”.

Embora preveja que os próximos 15 dias sejam “muito sombrios” na luta contra a pandemia, Illa sublinha que há um “horizonte de esperança” pela frente daqui a cinco ou seis meses. Até lá, Espanha e o mundo terão de conviver com um vírus que ainda pode gerar “muitas complicações”.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!