Mulher rural responsável pela produção de 80 por cento de alimentos

Mulher rural responsável pela produção de 80 por cento de alimentos em Angola

A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber dos Santos, informou, nesta quarta-feira, na comuna do Lombo, em Luanda, que a mulher rural é responsável por 80 por cento da produção de alimentos e matéria-prima do país.

Falando no acto central da jornada nacional do meio rural 2020, ressaltou que está produção resulta de uma participação de 37 por cento da mulher rural, constituindo a maior força de trabalho no sector agrário.

Conforme a responsável, a educação e capacitação técnica é um meio essencial para se superar os desafios mulher no meio rural no acesso aos meios de produção e imputes agrícolas, ao microcrédito, aos serviços sociais básicos, a terra e escoamento dos produtos.

O empoderamento da mulher deve ser tido como uma referência incontornável para o desenvolvimento sustentável para ser aumento os esforços para o alargamento do sistema de produção, aumento do acesso aos serviços essenciais básicos e infra-estruturas sustentáveis para efectivação do trabalho da mulher mo meio rural, garantindo o seu empoderamento e consequentemente o desenvolvimento local, diversificação da economia das comunidades do país.

Para tal, o Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher está a promover um ciclo de formação para criação de cooperativas que decorre desde este mês até ao dia 18 de Novembro, com o objectivo de fomentar o processo de formalização de 30 cooperativas e a criação de pequenos negócios familiares sustentáveis destinados a grupo de mulher, jovens membros de associações e cooperativas dentre as quais algumas do sector agro-pecuário e precatório.

Homenagear as mulheres que produzem alimentos e matérias-primas no campo deve ser feita frequentemente, pelo que encorajaram todas as mulheres que contribuem para o crescimento das suas comunidades.

Related posts
Lifestyle

“Esta década tem de ser das mulheres a apoiarem-se umas às outras”

AngolaPolítica

José Eduardo dos Santos regressa hoje a Luanda após dois anos de ausência

MundoPolítica

Talibãs perto de formar governo no Afeganistão; mulheres protestam

Lifestyle

Meghan Markle faz 40 anos, mas o presente vai para mulheres desempregadas na pandemia

Assine nossa Newsletter