Início China Ma Huateng é o mais rico da China

Ma Huateng é o mais rico da China

Guilherme Rego

De acordo com a Forbes, destronou Jack Ma, tendo uma fortuna avaliada em 61,9 mil milhões de dólares norte-americanos

O homem mais rico da China, Ma Huateng (também conhecido como Pony Ma), preside a gigante chinesa da Internet Tencent Holdings, que está cotada entre as maiores empresas do país em valor de mercado. A aplicação WeChat, da Tencent, tem mais de mil milhões de utilizadores. Para além disso, em dezembro de 2018, o grupo registou a sua subsidiária de streaming de música, Tencent Music, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Ma ocupa agora o 18.º lugar no ranking dos mais ricos do mundo.

Logo depois, no 19.º lugar do ranking mundial, surge Zhong Shanshan, um empresário que não chegou a acabar a escola primária, desistindo durante a revolução cultural na China. Zhong já trabalhou na construção civil e também como jornalista, antes de fundar a Nongfu Springs em 1996. Hoje, através do crescimento e da aquisição de outras empresas, tornou-se a maior produtora de água engarrafada da China. A Nongfu Springs está entre as três maiores empresas do país no mercado do chá e do sumo. No entanto, apesar de ser a principal fonte de rendimento de Zhong, não é a única.  O “Lobo Solitário” – como é apelidado – é o maior acionista da Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise, que fabrica kits de teste para Covid-19 e está agora na corrida para o fabrico de uma vacina contra a doença. A fortuna do segundo homem mais rico da China é de 56,3 mil milhões de dólares.

Jack Ma é, provavelmente, o mais conhecido desta lista. Nos últimos anos, o criador do AliBaba Group – uma das maiores plataformas de e-commerce no mundo – liderou a tabela dos mais ricos da China, mas este ano é diferente. De acordo com a Bloomberg, a volatilidade das ações de empresas como Huawei, TikTok e WeChat, devido às sanções americanas, afetou o valor de mercado da tecnologia chinesa. Como resultado, o setor de alimentos e produtos domésticos do país agora está a competir com a indústria de tecnologia entre aqueles com mais milionários. Atualmente, no 22.º lugar do ranking dos mais ricos do mundo e terceiro no seu país, Jack Ma tem uma fortuna no valor de 52,3 mil milhões de dólares.

Veja mais rankings dos mais ricos no PLATAFORMA:

Os mais ricos de Angola

Os mais ricos de Moçambique

Os mais ricos da Guiné-Bissau

Os mais ricos de Cabo Verde

Os mais ricos de São Tomé e Príncipe

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!