Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE debatem Moçambique, Bielorrússia e Rússia - Plataforma Media

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE debatem Moçambique, Bielorrússia e Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, no Luxemburgo, em Conselho dos Negócios Estrangeiros, para debaterem, entre outros, os ataques armados no norte de Moçambique, as sanções à Bielorrússia e as relações com a Rússia.

Moçambique será tema forte de debate durante a reunião, após o anúncio, na passada sexta-feira, feito pelo embaixador da UE em Maputo, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, de que Bruxelas irá ajudar Moçambique no combate a grupos armados classificados como “terroristas” na província de Cabo Delgado, no norte do país.

Os ministros abordarão também a situação na Bielorrússia, após a decisão, a 2 de outubro, pelo Conselho Europeu, de impor sanções ao regime de Lukashenko, no poder há 26 anos, e vencedor contestado das eleições presidenciais de 09 de agosto.

Alé disso, o envenenamento do opositor russo, Alexei Navalny, e as relações da UE com Moscovo também estarão em cima da mesa.

O Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, irá também informar os ministros acerca dos desenvolvimentos recentes na região separatista do Nagorno-Karabakh, palco de um confronto entre o Azerbaijão e a Arménia, onde a UE apela a um cessar-fogo imediato.

O encontro tem início às 9h (hora local) e Portugal estará representado pelo seu chefe da diplomacia, Augusto Santos Silva.

Related posts
Mundo

Biden e aliados realizam reunião de emergência após ataque na Polónia

Mundo

Ucrânia exige pagamento de compensações de guerra pela Rússia, ONU apoia

Política

Rússia nega que Lavrov foi hospitalizado em Bali

MundoPolítica

Zelensky denuncia "atrocidades" russas em Kherson e "mais de 400 crimes de guerra"

Assine nossa Newsletter