Covid-19: China quer testar cidade inteira em cinco dias depois de um surto de seis casos

por Guilherme Rego

A China pretende testar mais de nove milhões de residentes da cidade portuária de Qingdao dentro de cinco dias, após um pequeno surto de Covid-19, disseram autoridades de saúde na segunda-feira, o primeiro teste em massa nos últimos meses.

O país onde o vírus surgiu pela primeira vez controlou amplamente a pandemia, criando um contraste marcante com muitas partes do mundo ainda afetadas por bloqueios contínuos e altos números de casos.

No domingo, seis casos de Covid-19 foram confirmados em Qingdao – uma cidade de 9,4 milhões de habitantes no nordeste do país – com origem num hospital, disse a comissão municipal de saúde de Qingdao, num comunicado na segunda-feira.

Cinco distritos serão testados “dentro de três dias” e toda a cidade “dentro de cinco dias”, disse o comunicado.

A China tem uma ampla capacidade de testes rápidos e a comissão de saúde disse que mais de 140.000 funcionários de “instituições médicas, pacientes recém-admitidos e pessoal” já foram testados em Qingdao desde que os casos foram confirmados.

Em junho, grandes áreas de Pequim foram submetidas a testes em massa depois da cidade de mais de 20 milhões de habitantes ter detetado casos de vírus ligados a um mercado de alimentos.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!