Chefe do Executivo de Macau reúne-se com Xi Jinping em Shenzhen

por Guilherme Rego

À margem das comemorações dos 40 anos desde a fundação da Zona Económica Especial de Shenzhen, Ho Iat Seng, Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) deve reunir-se com o Presidente da China, Xi Jinping, avançou hoje um jornal de Hong Kong.

A informação sobre a visita de Xi nesta terça-feira a Shenzhen, uma das mais prósperas cidades chinesas, usada como laboratório para a abertura do país à economia de mercado, nos anos 1980, foi dada pela Xinhua – agência noticiosa oficial chinesa -, que ainda detalhou que o Presidente chinês irá inaugurar a cerimónia com um discurso.

Para além de Ho Iat Seng, Xi prevê reunir-se com a chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam.

A visita ocorre nas vésperas da quinta sessão plenária do 19º Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), que vai traçar a direção económica e política do país nos próximos cinco anos, numa altura de crescentes tensões com os Estados Unidos.

Shenzhen é uma cidade central no projeto de integração regional apadrinhado por Xi Jinping, a Área da Grande Baía – uma metrópole mundial, que inclui também Macau e Hong Kong e mais oito cidades de Guangdong, através da criação de um mercado único e da crescente conectividade entre as vias rodoviárias, ferroviárias e marítimas.

Apesar da visita de Ho Iat-seng não ter sido oficialmente confirmada, sabe-se que o chefe do Executivo estará ausente entre terça e quinta-feira, tendo designado o secretário para a Administração e Justiça, Cheong Weng Chon, para exercer interinamente as suas funções, segundo o boletim oficial do governo de Macau.

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!