Portugal já tem mais casos de covid-19 do que a China

por Fernanda Mira

Portugal ocupa neste momento o 48.º lugar em número de casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o site Worldometers. Um lugar acima da China.

A China, onde apareceram em dezembro os primeiros casos de covid-19 “liderou” até fevereiro esta tabela negra. Em termos de mortos, a China tem mais do dobro de Portugal – 4634 e 2080 respetivamente.

Foram as notícias que, em fins de dezembro do ano passado, inícios de janeiro deste ano, começaram a chegar da China sobre um novo vírus, na altura batizado de vírus de Whuan, província chinesa onde apareceram os primeiros casos, que puseram o mundo em alerta.

Notícias e imagens alarmantes, hospitais construídos numa semana, corrida aos ventiladores e às máscaras, quarentenas, isolamentos, cuidados intensivos a rebentar pelas costuras, relatos assustadores e mortes, muitas mortes, era o que chegava.

Até fevereiro, a China foi o país mais afetado pela pandemia, Itália e Espanha seguiram-se-lhe e depois o resto do mundo. A 11 de março, a OMS declarava a covid-19, como foi rebatizada a doença, uma pandemia.

Na China, por essa altura, a propagação do vírus estava controladacom medidas estritas de quarentena, isolamento e restrição da circulação de pessoas.

Sete meses depois, de acordo com o site wordometers, o país teve 85 557 casos confirmados, 4.634 mortes (que a 18 de abril eram 4 632) e 218 casos ativos, ocupando neste momento a 49.ª posição a nível mundial em número total de casos. De notar que a China tem cerca de 1 414 191 618 milhões de habitantes – 59 casos por milhão de habitantes.

Portugal, com 10 milhões de habitantes, acaba de ultrapassar a China em número total de casos confirmados desde o início da pandemia, que no nosso caso aconteceu a 2 de março.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!