NBA cria fundação com 30 milhões anuais para projetos sociais

por Filipe Sousa
Filipe Sousa

Adam Silver, comissário da NBA, e Michael Jordan, considerado o melhor jogador de sempre, integram o conselho de administração da NBA Foundation, que vai supervisionar projetos de ativismo social.

A NBA e a divulgaram que o grupo composto por 8 diretores vai coordenar as atividades e trabalhar com os clubes que integram a liga para apoiar iniciativas nas cidades onde as equipas estão sediadas.

O conselho de administração inclui Adam Silver, comissário da NBA, Michael Jordan, proprietário dos Charlotte Hornets, Harrison Barnes jogador dos Sacramento Kings, Tobias Harris atleta dos Philadelphia 76ers, Gayle Benson, dono dos New Orleans Pelicans, Tony Ressler, dono dos Atlanta Hawks e Larry Tanenbaum, dono dos Toronto Raptors, além de Michele Roberts, diretora executiva da National Basketball Players Association.

A fundação tem um orçamento inicial de 30 milhões de dólares anuais durante os primeiros 10 anos. Os donos das equipas ficarão com a responsabilidade de financiar a fundação.

A NBA Foundation tem como objetivos levar capacitação económica a comunidades negras através da criação de emprego e progressão na carreira, potenciando o acesso e apoio educacional a homens e mulheres no ensino secundário, universitário ou prontos para a carreira, ajudar organizações nacionais e locais na formação de competências, orientação, coaching e desenvolvimento de canais nos mercados da NBA.

A fundação faz parte dos esforços da NBA para combater a desigualdade racial e promover a justiça social. A liga e o sindicato de jogadores estão empenhados numa maior inclusão negra em toda a liga, com mais negócios de propriedade negra e dirigidos por negros a serem usados pela liga e pelos seus clubes.