Subsecretário norte-americano em Portugal com rede 5G na agenda

por Fernanda Mira

É o quarto alto responsável político norte-americano a marcar presença no país, em quase dois anos, para convencer Portugal a excluir a Huawei da rede 5G.

O subsecretário de Estado norte-americano, Keith Krach, está esta quinta-feira em Lisboa, com o 5G na agenda, sendo o quarto alto responsável político a marcar presença no país, em quase dois anos, para convencer Portugal a excluir a Huawei.

A visita a Portugal insere-se no âmbito de outras que o subsecretário do Departamento de Estado para o Crescimento Económico, Energia e Ambiente está a realizar na Europa, entre 21 de setembro e até 4 de outubro.

De acordo com a sua agenda, o Ketih Krach irá reunir-se com altos funcionários do governo de cada país, bem como da União Europeia e da NATO, e presidentes executivos do setor privado para discutir o programa ‘clean network’, a segurança 5G e os objetivos económicos e de segurança nacional comuns, incluindo proteção da privacidade de dados e propriedade intelectual de “atores malignos”, e a promoção dos Direitos Humanos.

Até ao momento, nenhuma das três operadoras de telecomunicações – Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal – confirmaram se têm reuniões marcadas com Krach.

Apesar de Portugal não ter tomado qualquer decisão sobre a participação da Huawei do 5G, as operadoras portuguesas não têm a tecnológica no ‘core’ [parte central da infraestrutura] da rede.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!