Isabel dos Santos tenta travar nacionalização da Efacec - Plataforma Media

Isabel dos Santos tenta travar nacionalização da Efacec

A Winterfell, empresa de Isabel dos Santos que controlava a Efacec, anunciou esta terça-feira ter apresentado uma ação de impugnação da decisão do Governo de nacionalizar as suas ações na empresa.

“Nos fundamentos desta ação”, são apresentados 10 argumentos de que a nacionalização terá alegadamente violado “um conjunto de preceitos legais”, refere a companhia em comunicado.

Na nota, a empresa Winterfell informa que, “no âmbito do exercício dos seus direitos, informa que na sequência da publicação no Diário da República de 2 de julho de 2020 do decreto-lei n.º 33-A/2020, dentro do prazo legal competente e na qualidade de expropriada, apresentou no dia 25 de setembro, junto do Supremo Tribunal Administrativo, uma ação de impugnação do ato administrativo e da decisão do Governo de nacionalizar as suas ações na Efacec“.

O facto de “apenas as ações da Winterfell” (representativas de 71,73% do capital social) terem sido nacionalizadas, “e não as dos demais acionistas”, é a primeira justificação apontada, sustentando a Winterfell que a Efacec não foi, por isso, “verdadeiramente nacionalizada, ao contrário do que foi anunciado publicamente”.

Leia mais em TSF

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Portugal

Isabel dos Santos afastada da Galp pelo Tribunal Arbitral

AngolaSociedade

Isabel dos Santos perde ação judicial na Holanda

ChinaPortugal

Chineses do CHINT Group entre finalistas à privatização da Efacec

AngolaSociedade

PGR admite complexidade no caso Isabel dos Santos

Assine nossa Newsletter