Início Portugal Quase 70% não tomaram a vacina da gripe no ano passado

Quase 70% não tomaram a vacina da gripe no ano passado

Preocupados com o regresso às aulas, embora considerem positiva a preparação, confiantes nos cuidados pessoais, mas não dos outros. Este é o retrato tirado pela sondagem da Aximage para a TSF e JN. A atuação do Governo nos surtos em lares merece nota negativa.

Há um antes e um depois da Covid-19: se, no ano passado, 68% dos inquiridos passaram ao lado da vacina da gripe, agora, mais de metade, 52% estão a pensar em tomar.

Entre quem mais toma a vacina estão os idosos, entre aqueles que não apanham estão as classes mais altas.

Com o inverno a chegar, metade dos inquiridos (50%) acreditam que o país está melhor preparado para lidar com a Covid-19 nos próximos meses, 29% receiam que não e 19% respondem “nem bem, nem mal”.

E com o frio deve vir um novo período de confinamento? 47% defendem que sim, 40% preferem deixar andar e 13% não têm opinião.
Em caso de novo confinamento, mais de metade dos inquiridos (54%) consideram que deve ser mais exigente do que o anterior, 16% respondem que não e 25% defendem que a exigência deve ser a mesma.

56% dos inquiridos consideram que os portugueses facilitam em relação às recomendações da Direção Geral da Saúde, enquanto 42% pensam que as orientações são seguidas.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!