Portugal pode ser afetado por ciclone nas próximas horas

por Fernanda Mira

O Instituto Português do Mar e Atmosfera avisa que os distritos de Leira e Coimbra podem sentir os efeitos do ciclone subtropical Alpha nas próximas horas. Vento, chuva e trovoada são esperados.

Os distritos de Leiria e Coimbra estão sob aviso laranja devido à provável passagem do ciclone Alpha, informa o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Nas próximas horas é possível que ocorra vento, chuva forte e trovoada na zona do centro do país.

Na sua página na internet, o IPMA explica, que “a depressão centrada junto à costa do distrito de Leiria, ganhou características subtropicais durante a tarde, revelando uma estrutura organizada nas imagens de satélite“. Neste contexto, o NHC (National Hurricane Center norte-americano) “contactou o IPMA no sentido de ser feita uma avaliação conjunta da situação, tendo-se optado por nomear o ciclone. Esse ciclone foi nomeado de Alpha. Segundo as projeções dos diferentes modelos, após a entrada em terra, o Alpha deverá perder rapidamente intensidade”.

Leia mais em Diário de Notícias