Novo confinamento está a ganhar adeptos em Portugal - Plataforma Media

Novo confinamento está a ganhar adeptos em Portugal

Sondagem da Aximage para o JN e a TSF revela uma mudança na opinião pública de julho para setembro: há agora mais portugueses a defender (47%) do que a rejeitar (40%) um novo confinamento.

Já são mais os portugueses que defendem um novo confinamento (47%) do que aqueles que o rejeitam (40%). Ainda que a maioria acredite que o país está agora melhor preparado (50%) para enfrentar o inverno. O mais recente barómetro da Aximage para o JN e a TSF revela, assim, uma mudança significativa face a julho, altura em que a maioria (51%) ainda recusava a mais radical das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Uma possível explicação para esta inversão de tendência será a contabilidade diária do número de casos. Em meados de julho, enquanto decorria o trabalho de campo da Aximage, o número de novos infetados rondava as três centenas. Dois meses depois, e também durante os quatro dias de recolha de opiniões, o número de novos infetados diários passou para a casa das seis centenas.

Recorde-se que foi também durante este período de setembro que se intensificou a discussão sobre a decisão do Governo de levar o país para uma “situação de contingência” e, com isso, a imposição de uma série de medidas restritivas, sobretudo nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa. Uma área em que o Governo parece ter alguma margem de manobra: 54% dos inquiridos até defende que, a haver um novo confinamento, este deve ser mais exigente do que o anterior.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Mais 28 mortes e 3299 casos, 63% no Norte

DesportoPortugal

DGS recusa “catástrofe” no GP do Algarve, mas apela ao civismo

PortugalSociedade

Mais 1340 recuperados no segundo dia com mais infetados

FuturoMundo

Letalidade menor da Covid-19 eleva dúvidas sobre confinamentos, diz epidemiologista

Assine nossa Newsletter