“Na próxima semana, chegaremos a mil novos casos por dia”

por Fernanda Mira
Rita Salcedas

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, numa comunicação ao país, que, durante a próxima semana, é provável que Portugal volte a atingir os novos mil casos diários de covid-19.

“Estamos a sofrer um forte crescimento de novos casos diários. A manter-se esta tendência, na próxima semana chegaremos a mil novos casos por dia. Temos de travar o crescimento desta pandemia, mas não vamos poder parar o país como parámos em março”, disse António Costa, no fim de uma reunião do Gabinete de Crise, insistindo, por várias vezes, que “o controlo da pandemia depende do controlo pessoal de cada um”.

Privar o acesso à escola, impedir as visitas aos lares e separar as famílias no Natal, “como aconteceu na Páscoa”, já não são hipótese. “Seria impensável ter um Natal como tivemos a Páscoa”, defendeu o primeiro-ministro, destacando “cinco regras fundamentais” para controlar a pandemia: usar máscara “o mais possível” e “obrigatoriamente sempre que necessário”; “manter a higiene regular das mãos”; “respeitar a etiqueta respiratória”; “manter o afastamento físico”; e utilizar a aplicação “Stay Away Covid”.

A app, notou, “respeita escrupulosamente a proteção de dados e o anonimato de todos, mas garante que cada um de nós, em caso de infeção, possa avisar todos aqueles que podemos ter contagiado ou, pelo contrário, beneficiar do alerta dado por alguém infetado que tenha estado connosco mais de 15 minutos a menos de dois metros”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!