Turismo de autocaravana em voga - Plataforma Media

Turismo de autocaravana em voga

Carro de dia, casa de noite. No vasto Noroeste da China, o turismo de autocaravana é a nova moda. Com as águas azuis do lago como pano de fundo, Jian Jie pega nos ingredientes já preparados e começa a cozinhar hot pot com toda a família. “É inesquecível, uma refeição destas no meio da natureza.”

Jian Jie, residente da cidade de Lanzhou, alugou uma autocaravana e conduziu sozinha até ao lago Qinghai. “A autocaravana é um meio de transporte e também uma habitação. Na vasta região do Noroeste a autocaravana dá resposta a todas as necessidades de uma família.”

Quarto, cozinha, casa de banho e outros espaços comuns, com frigorífico, televisão, fogão e outros eletrodomésticos. 

Jian Jie partilhou que o valor total de consumo com alojamento, comida, etc, numa autocaravana fica por 1000 RMB por dia, o que é relativamente razoável, especialmente em viagens de família. 

Há uns anos atrás, Jian Jie alugou um carro e viajou pela Europa. Encontrou várias pessoas de idade a viajar em autocaravanas, às vezes durante meses. “As autocaravanas possibilitam um estilo de vida e viagem relaxados. Os vastos terrenos do Noroeste oferecem a verdadeira liberdade a este modo de viagem flexível.”

Zhang Shiqi, diretor-geral da Agência de Viagens Internacional Guantuanxi Gansu, afirma que no Noroeste este tipo de turismo ainda está na sua fase inicial. Desde o mês de abril que a empresa tem disponibilizado 140 caravanas em Lanzhou e Xining. Com o início das férias de verão o mercado explodiu. 

“Este ano, com a situação epidémica, muitos clientes escolhem não viajar em grupo. O interior das autocaravanas é completo, cria uma experiência agradável e por isso é popular”, diz Zhang Shiqi. 

O depósito de água da caravana é suficiente para dois dias de uso. Em movimento a caravana consegue gerar eletricidade, o que possibilita usar televisão, frigorífico e iluminação, entre outros dispositivos elétricos. 

O Noroeste da China não tem uma população muito concentrada, de Este a Oeste da província de Gansu são 1600 quilómetros, o que faz com que este tipo de turismo se acentue na região. Com a otimização dos equipamentos de caravana, cada vez existem menos restrições. 

Porém, este é um mercado novo e por isso ainda existem algumas falhas, como o facto de apenas existirem 20 parques para autocaravanas em Gansu. Em comparação com o mercado evoluído da Europa, os serviços de manutenção pós-compra de uma caravana ainda são reduzidos. 

Zhang Shiqi afirmou que com o desenvolvimento do mercado turístico as caravanas podem crescer na zona Noroeste. O mercado de autocaravanas tem expandido e evoluído, e ao mesmo tempo as empresas desta área estão a investir em atividades como exposições de automóveis e test drives para dar a conhecer este serviço.

Dados revelam que atualmente no país existem mais de 100 marcas de autocaravanas. Gansu, Xinjiang, Qinghai, entre outras, são algumas das regiões que estão neste momento a desenvolver projetos relacionados e a criar mais serviços disponíveis para viagens de autocaravana. O Departamento de Cultura e Turismo do Município de Lanzhou afirmou que depois da situação epidémica estar normalizada irão reiniciar os seus projetos relacionados com estas indústrias emergentes. Para além do desenvolvimento do turismo de autocaravana, Lanzhou, através da sua linha ferroviária turística e de um cruzeiro pelo Rio Amarelo, pretende criar várias atividades que estimulem a economia local como um festival musical de 100 dias na região.  

De acordo com o jornal Wen Wei Po, dados recentes do site de aluguer de autocaravanas “Orange RV” revelam que durante a semana de feriado nacional em outubro foram registados mais de 1000 alugueres a nível nacional, ou seja, um crescimento anual de 260%, com novos clientes a representar 60% destas vendas. Pequim, Guangdong, Jiangsu e Zhejiang foram algumas das localidades com maior número de reservas. O preço normal de uma caravana chinesa ronda os 1000 RMB diários. O número crescente de parques para este veículo é uma das forças que tem impulsionado o seu crescimento. As estatísticas disponíveis até ao momento para o ano de 2020 mostram que já existem 3500 parques para autocaravanas na China. 

A plataforma online de viagens “GoFun” da Orange RV, através da combinação de caravanas e rotas turísticas oferece aos seus clientes 15 tipos de veículos e planos de viagem ideais. Estes incluem viagens de curta, média e longa distância, com pontos turísticos em Pequim, Chengdu, Dunhuang, Lhasa, entre outras cidades. Para além de viagens cénicas, estão disponíveis ainda experiências histórias com tecnologia de realidade virtual e um passeio pela rota Tangbo.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
ChinaGrande Baía

Novotown aposta no turismo

Cabo VerdeEconomia

Cabo Verde precisa de parte "muito pequenina" da 'bazuca' europeia para relançar o país

LifestylePortugal

Do Porto ao Alentejo em duas rodas

MoçambiqueSociedade

Governo moçambicano vai atribuir selo de segurança a estâncias turísticas

Assine nossa Newsletter