China negoceia hidroelétricas

por Filipa Rodrigues
CLbrief

A State Power Investment Corporation da China (CSPIC) está em negociações para adquirir mais duas hidroelétricas no Brasil, enquanto também considera uma oferta para duas centrais térmicas a carvão, propriedade do grupo francês Engie SA.

Uma das hidroelétricas negociadas pelo CSPIC é a Central dos Três Irmãos, barragem de 800 MW no estado de São Paulo, controlada pelo grupo brasileiro de infraestrutura TPI-Triunfo Participações e Investimentos SA, segundo o jornal Valor Econômico.

Uma fonte citada pelo jornal acrescentou que a negociação com a Triunfo não seria fácil, pois a empresa enfrenta uma investigação de corrupção pelo Ministério Público brasileiro.

A companhia elétrica chinesa também deve apresentar até ao final do mês uma oferta para o controlo da hidroelétrica Santo António, em Rondónia [na imagem]. As negociações para a aquisição da barragem já decorrem há quase dois anos.

A State Power também estuda a licitação de duas termoelétricas a carvão do grupo francês Engie SA nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, que foram colocadas à venda há seis meses.

Adriana Waltrick, chefe da State Power no Brasil, disse à Reuters em maio deste ano que a empresa queria continuar a investir em aquisições depois de pagar 2,25 mil milhões de dólares norte-americanos por uma licença para operar a hidroelétrica de São Simão, anteriormente administrada pela estatal Companhia Energética de Minas Gerais.

State Power, Triunfo e Engie não responderam aos pedidos de comentários. 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!