Venda de diamantes angolanos abaixo do previsto

por Fernanda Mira

A Endiama reviu, ontem, em baixa os rendimentos deste ano com a venda de diamantes, passando de 1,4 mil milhões para 1,1 mil milhões de dólares, face à queda de 20 por cento na produção no período de Janeiro a Agosto.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, em oito meses, o país produziu 5,3 milhões de quilates de diamantes. Até Dezembro, está prevista uma produção de 8,3 milhões de quilates, contra a meta inicial de 10, 5 milhões de quilates.

Em função do contexto actual, disse, o sector tem alguns stocks de diamantes, como resultado da fraca procura. Todavia, nos últimos tempos, já se começa a sentir a retoma da procura.

Ganga Júnior falava ontem em videoconferência sobre os diamantes, numa iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos.

O ministro Diamantino Azevedo presidiu ao acto de abertura, tendo destacado os avanços alcançados nos últimos dois anos no sector mineiro.
Os dados avançados dão conta que Angola conta, actualmente, com 65 concessões para investimentos no sector mineiro. As previsões apontam para a criação de mais de quatro mil postos de trabalho até 2022, por via de novos projectos, passando o sector a ter 14 mil trabalhadores contra os actuais 10 mil.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!