Mundo perdeu quase 70% dos animais selvagens em 50 anos -

Mundo perdeu quase 70% dos animais selvagens em 50 anos

O planeta perdeu 68% dos seus animais selvagens entre os anos de 1970 e 2016, mostrou um relatório publicado nesta quinta-feira (10) pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF). A causa da perda de mais de dois terços da fauna foi causada, principalmente, pela ação humana na natureza.

A situação é ainda mais grave na América Latina e no Caribe, onde essa extinção atinge 94%.

O relatório “Living Planet”, divulgado a cada dois anos pela organização, mostra que a destruição dos habitats de inúmeras espécies, transformando-os especialmente para a agricultura e a pecuária, é um dos principais fatores da devastação. Outro ponto abordado como preocupante é a caça de animais para o tráfico internacional.

A WWF ainda aponta que essa destruição dos espaços naturais pode provocar, cada vez mais, eventos epidêmicos e pandêmicos como o que ocorre agora com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Isso porque, cada vez mais, a transmissão de doenças será feita de animais selvagens diretamente para o homem.

Leia mais em Istoé