Quase 40% dos portugueses entre os 25 e os 34 anos são licenciados

por Fernanda Mira
Ana Gaspar

Entre 2009 e 2019, o número de jovens licenciados em Portugal subiu 14 pontos percentuais, mais cinco do que a média da OCDE. No ano passado, 37% dos jovens entre os 25 e os 34 anos tinha um grau académico.

Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) a média de licenciados nesta faixa etária é de 40%. Mas, na última década, o aumento de jovens com cursos superior em Portugal foi de nove pontos percentuais, revela o relatório “Education at a Glance” apresentado esta terça-feira em Paris.

Na divisão por género, são as mulheres que mais atingem este grau. Em Portugal representavam no ano passado 45% da população feminina desta idade, enquanto os pares masculinos não iam além dos 29%. A média dos países da OCDE é de 51% nas jovens adultas e de 39% nos jovens adultos.

Na apreciação sobre o ensino superior, o documento destaca que os jovens portugueses são dos que mais cedo acedem a este nível, cerca dos 20 anos, quando a média dos 31 países analisados é de 22. Para esse facto contam a idade em que se termina o ensino secundário, os processos de admissão às faculdades, e a perceção cultural do valor de ter experiência profissional.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!