12 mil pessoas vão poder saber se já tiveram covid-19 - Plataforma Media

12 mil pessoas vão poder saber se já tiveram covid-19

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) avança, esta terça-feira, com o maior estudo serológico nacional feito até agora para avaliar a imunidade da população ao vírus SARS-CoV-2, seis meses após o início da pandemia e numa altura em que se antecipa uma fase crítica. Vão ser testados gratuitamente 12 mil voluntários de 102 municípios do continente e ilhas.

A amostra do “Painel Serológico Nacional Covid-19” foi definida por especialistas da Pordata e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para ser representativa da população. Há vagas para 2200 crianças e jovens (menores de 18 anos), 5500 pessoas entre os 18 e os 54 anos e 4300 com 55 anos ou mais. O número é limitado pelo que “os interessados devem inscrever-se o mais rapidamente”, avisa Bruno Silva Santos, coordenador do projeto e subdiretor do iMM.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, através do website “Painel Serológico Nacional Covid-19” ou num dos 314 postos de colheita Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto que é totalmente financiado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos e Grupo Jerónimo Martins. Há ainda uma linha de apoio (808100062) para mais informações sobre o estudo.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
MundoSociedade

OMS recomenda não utilizar dois medicamentos anticovid com anticorpos

Política

Tribunal diz que compra de vacinas na UE foi tardia e não previu falhas

ChinaEconomia

Estratégia ‘zero casos’ é economicamente mais “racional”

BrasilCultura

Rock in Rio regressa ao Brasil com 250 concertos em sete dias

Assine nossa Newsletter