Macau: Museu local incluído em lista chinesa de monumentos - Plataforma Media

Macau: Museu local incluído em lista chinesa de monumentos

O museu sobre o compositor chinês Xian Xinghai, em Macau, foi incluído na lista de monumentos nacionais dedicados à vitória contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. Com 80 monumentos e locais, a lista foi divulgada pelo Conselho de Estado Chinês no âmbito das comemorações do 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Este é primeiro monumento ou museu de Macau a ser incluído na lista.


O compositor Xian Xinghai nasceu em Macau em 1905 e é autor de uma das músicas patrióticas mais conhecidas em toda a China: a “Cantata do Rio Amarelo”. Foi composta no início de 1939, em Yan an, já durante a Guerra Sino-Japonesa, e apresentada pela primeira vez ao público em Abril do mesmo ano. Rapidamente espalhou-se a todo o país, tornando-se num hino patriótico contra o invasor. Xian Xinghai viria a morrer, em 1945, em Moscovo, aos 40 anos de idade.

O museu dedicado ao compositor está localizado na Rua de Francisco Xavier Pereira e abriu ao público em Novembro do ano passado, depois de obras de remodelação da moradia onde foi instalado.

Ler mais em TDM

Assine nossa Newsletter